Nesse artigo eu vou contar pra vocês como eu me tornei produtor rural, mesmo sem ter área própria, e vou dar umas dicas de como foi esse meu primeiro contrato de arrendamento, que talvez isso possa te ajudar de alguma forma.
Então eu, mesmo sendo agrônomo, pela falta de conhecimento e experiencia não sabia dessa opção e como funcionava o arrendamento.
Como nem meus pais, nem ninguém da minha família tinha uma propriedade rural, eu nunca tinha pensado em ser produtor rural.
Foi depois de trabalhar em algumas empresas, e entender um pouco do funcionamento das coisas que eu percebi essa possibilidade. Então, depois que eu me formei, eu trabalhei em um grupo de Usinas de cana-de-açúcar, depois trabalhei por alguns anos em uma empresa de irrigação, E ai chegou um determinado momento que eu criei coragem, e tomei a decisão, Não, agora eu vou atras do que eu quero, e comecei a pesquisar algumas propriedades pra arrendar.
Ai procurei na internet, não achava nada interessante, só fazendas muito grandes e a maioria a venda. Ai nós saímos, eu e a Camila minha esposa, no boca a boca mesmo, batendo porteira, visitamos vários produtores, fui no sindicato rural, nas revendas agrícolas, até que eu achei um amigo de um amigo meu que tinha uma propriedade relativamente grande, de uns 40 hectares, era um produtor de leite, e ai eu fui conversar com ele.
Papo vai, papo vem, e acabou que conseguirmos fazer um negócio muito interessante, tanto pra ele que como pragente.
Pra quem não sabe nós começamos trabalhando com a produção de milho verde, e ai como eu não tinha nada, só a área e o dinheiro pra montar a irrigação, nós fizemos 2 contratos. Um de arrendamento e também um de parceria
O de arrendamento, eu pagava na época 600 reais por mês, em uma área de 5 hectares, com uma opção de trocar esse valor do arrendamento por silagem. Pra mim era ótimo, meu produto principal era o milho verde, e com a silagem que era um subproduto eu trocava pelo arrendamento, e ai eu nao pagaria nada pelo arrendamento.
E um segundo contrato de prestação de serviço, como ele tinha os maquinários, trator, implementos, e uma estrutura boa, ali dentro da propriedade, ele fazia as operações pra mim e eu pagava por hora trabalhada.
Aplicação de corretivos, preparo de solo, plantio, colheita da silagem, tudo eu pagava por hora. e o restante eu me virava, as pulverizações, as adubações de cobertura e fertirrigações eu mesmo fazia.
E foi um ótimo negócio, deu pra fazer uma boa grana desse jeito, começando do absoluto zero.
O contrato de arrendamento é bem flexivel, e pode ser feito da forma como fica melhor entre as duas partes é claro.
Então Fica a dica ai pra você que ta começando.
Não esquece de deixar um like aqui embaixo, e ativar o sininho, pra nao perder nossos vídeos.
Valeu, espero ter ajudado de alguma forma, um abraço.