É possível irrigar uma área com declive acentuado?
Eu não vou ter uma irrigação muito desuniforme por conta dessa topografia irregular?
Nesse vídeo nós vamos falar tudo sobre irrigação em área com topografia irregular, se é possível produzir em área com declive acentuado, e como fazer pra ter uma boa performance na irrigação trabalhando esse tipo de terreno.
Se você não me conhece ainda, meu nome é Rafael Martins, eu sou agrônomo, produtor rural, e além de produzir e distribuir alimentos pra mais de 50 supermercados, eu também ajudo outros produtores rurais a faturarem mais em suas propriedades, através de cursos e consultorias.
E hoje nós vamos falar sobre irrigação, mais especificamente sobre irrigação em terrenos irregulares.
Já vou respondendo de cara que é possível sim nós irrigarmos um terreno irregular, você ja deve ter visto por ai situações como essa daqui, o pessoal irrigando café em topo de morro, ou até mesmo culturas de hortifruti, é tranquilamente possível, desde que você tenha alguns cuidados.
E por que?
Principalmente devido a variação de pressão que nós vamos ter nessa área.
Por exemplo, se eu for irrigar uma área como essa daqui, uma área relativamente pequena, de 1 hectare.
Eu posso irrigar ela de uma só vez? Até posso, mas devido a esse formato do terreno, algumas linhas vao ficar muito compridas e com uma grande diferença de nível e outras linhas ficariam muito curtas.
Nessa situação, uma das formas que nos temos pra deixar o sistema mais uniforme, é dividindo essa área em mais setores, e em cada setor nós utilizarmos uma válvula hidráulica e um piloto regulador de pressão, que vai fazer esse papel de redução de pressão e assim as linhas de tubos gotejadores ficariam mais curtas e consequentemente com mais uniformidade.
E a outra opção é usar gotejadores autocompensados.
Que são gotejadores que compensam essa variação de pressão.
E como que eles funcionam?
Esses gotejadores, como é o caso desse vídeo, do DRIPNET da Netafim, eles tem uma membrana flexível dentro deles que faz esse papel de regulação. Essa membrana se flexiona e expande, de acordo com a pressão da tubulação, tendo assim uma vazão uniforme de saída.
E qual a vantagem disso? Eles aceitam uma variação de pressão bem maior, e mantem a mesma vazão nessa variação.
Se nós pegarmos por exemplo esse gráfico de um gotejador regular Aries, nos vemos que a vazão vai variar bastante de acordo com a pressão da tubulação. se estiver com 2 MCA a vazão vai ser uma, e se estiver com 15 MCA vai ser outra.
Agora quando agente pega um gotejador autocompensado como o DRIPNET, mesmo com essa variação de pressão de 0,4 a 3 bar, ou 4 a 30 MCA, a vazão vai se manter constante. e é ai que está a vantagem de se utilizar esse tipo de gotejador em terrenos irregulares.
Se no começo do meu setor eu tenho uma pressão mais forte de 30 mca, e no final uma pressao bem menor, de 10 mca, a vazão será a mesma ou com uma pequena variação, proporcionando assim muito mais uniformidade para aquela situação.
Então pessoal, a mensagem aqui é a seguinte, se for trabalhar em um terreno irregular, tome cuidado, faça um projetinho caprichado, use gotejadores autocompensados ou então divida em mais setores essa área.
Espero que eu possa ter te ajudado de alguma forma, não esquece de deixar um Like e se inscrever em nosso canal. e até a próxima