Quanto maior o meu faturamento, quanto mais eu vender, melhor vai ser pra mim e pra minha empresa?
Não! voce precisa tomar cuidado quanto a isso, e eu vou te explicar o porque com um exemplo de uma fase que eu ja passei na minha empresa.
Se você nao me conhece ainda, muito prazer. Meu nome é Rafael Martins, eu sou agronomo e produtor rural. E meu objetivo aqui é ajudar produtores a terem mais resultado, especialmente em pequenas propriedades.
E nesse vídeo nós vamos falar sobre comercialização.
Um tema polemico, que parece confuso mas voce ja vai entender o porque voce deve qualificar suas vendas, depois que voce passou dessa fase inicial.
Então aqui eu estou passando um conselho pra quem ja passou daquela fase inicial dos primeiros clientes e primeiras vendas. Dessa fase inicial de validação, e está escalando a produção e as vendas.
Eu postei esse gráfico aqui ontem, e muita gente perguntou do porque eu faturei 500 mil com quiabo em um ano, e depois esse faturamento caiu e se manteve mais baixo. E foi justamente essa qualificação de clientes e vendas.
O meu processo inicial foi bem conturbado, não sabia calcular minha area plantada, desenhar um planejamento de produção e um cenário de faturamento, que é o que agente ensina hoje no primeiro módulo do curso ne.
Nessa época eu usada o talao de notas manual de produtor, isso em 2017. Por isso eu nao tenho nem registro de quanto eu vendi de quiabo naquele ano.
Então a partir de 2018, nos começamos uma profissionalização da Fazenda Viçosa. Ampliando clientes, a produção, funcionarios, e foi um crescimento bem grande e rápido. eu sai de 75 mil pra 330 mil por ano, e depois batemos ai 1/2 milhao em vendas só com quiabo, no outro ano. Eu achava que eu tava bombando ne.
Mas quando agente fazia o fechamento das contas, o dinheiro nao aparecia. Eu vendia, mas não recebia. e demorou alguns meses pragente perceber ne.
Foi ai que nós começamos a detalhar mais nossas operações e entender o que estava acontecendo. Agente ja tinha passado a marca de 50 clientes, a maioria supermercados. E 2 redes de supermercados que eu nao posso citar o nome, que eles ainda sao clientes nosso, estavam dando um baita prejuizo pra minha empresa.
No modelo de negocio que nos trabalhamos com esses clientes, nos vendemos a mercadoria e o que ele nao consegue vender, ele considera como perca e desconta do meu pagamento. Ou seja, eu assumo todo o risco do negócio, se ele vender ótimo, ele pega a margem dele. Se ele não vender, eu que tomo o prejuizo.
E nessa situação, eu estava mandando um monte de mercadoria pra esses 2 clientes via CD, centro de distribuição. vendendo muito, e depois que eu fui perceber que eu tava recebendo pouco.
Ai fazendo uma investigação mais próxima, as vezes a mercadoria nem chegava na loja e sumia, eles perdiam o produto. As vezes não abasteciam, o produto ficava na camara fria. E todos esses erros cometidos por eles, erros de logistica, de falta de funcionarios, de organização. Eram descontados da minha empresa, que estava fazendo tudo certo e entregando nos prazos.
Então foi ai que nós redefinimos o nosso modelo de trabalho, inserimos diversas estratégias comerciais pra reduzir essas percas, e com isso voltamos atras.
É melhor eu faturar 300-400 mil e sobrar 120-150 mil. do que eu eu vender 1/2 milhão e sobrar 100-150 mil.
A qualificação desses clientes e dessas vendas é muito importante. Então hoje nós valorizamos muito mais nossos clientes e parceiros.
Quem está ali só pra te espremer, e sugar o maximo possível, você deixa como segunda opção.
E quem está ali trabalhando como parceiro de negocio, crescendo junto, nós priorizamos.
Esse segmento de HF tem muito malandro, e é muito importante você como produtor ter estratégia de negócio e saber identificar bons clientes.
Se você quiser saber mais sobre o nosso modelo de negócio, e como fazer parte da nossa turma, eu vou deixar o link aqui na descrição.
Bom eu espero que esse vídeo possa ter te ajudado de alguma forma.
Valeu, um abraço.