Você ja utilizou culturas de cobertura ou adubação verde na sua lavoura? ,.
Já adianto pra você que trabalhar com essas culturas não é opcional se você trabalha no segmento de HF, de hortifruti.
Então presta bastante atenção nesse vídeo que esse assunto é de extrema importância.
Se você não me conhece ainda, muito prazer, meu nome é Rafael Martins, eu sou agrônomo, trabalho nesse segmento de HF a mais de 6 anos e neste canal nós falamos sobre negócios para pequenas propriedades rurais, especialmente como ganhar dinheiro em pequenas áreas.
No vídeo de hoje nós vamos falar sobre um tema negligenciado por muita gente e é de extrema importância, a rotação de culturas.
Se você trabalha com HF e pretende se manter na mesma área por anos, então necessariamente você precisa fazer uma rotação de culturas bem feita, e eu to falando aqui não só de uma alternância de cultura, mas do uso de plantas de cobertura ou adubação verde.
Essa rotação, com o uso de culturas de cobertura ou adubação verde, não é simplesmente você plantar uma cultura diferente na mesma área, por exemplo estou plantando tomate e depois plantar milho, nós precisamos ir um pouco além disso.
Pelo menos 1 vez por ano, é recomendável você entrar com uma cultura de cobertura, mesmo fazendo um ciclo curto, mas o ideal seria pelo menos 2 meses de ciclo com essa cultura de rotação.
Eu estava estudando um artigo esses dias sobre controle de nematoides e a recomendação era bem agressiva.
Em áreas infestadas com nematoides, aqui no caso do gênero Meloydogine, em culturas como tomate, quiabo e pepino, em que a população pode aumentar muito de um ciclo para o outro, a sugestão é de se fazer esse esquema de sucessão, que combina culturas de cobertura e adubação verde com uma espécie antagonista ou hospedeiro pobre
Então como que funcionaria um exemplo, eu plantaria o quiabo que é um hospedeiro susceptivel, depois faria uma rotação com crotalária em seguida um milho verde, que é um hospedeiro pobre, que reduz a população de nematoides, e depois ou milho verde de novo ou a crotalária novamente, para ai sim voltar com o quiabo.
Nesse caso é uma situação bem critica, para uma área bem infestada com pragas. Por isso é preciso ter muito cuidado com relação ao seu planejamento de plantio, pra intercalar esses plantios e não deixar sua área chegar nesse ponto.
A redução das pragas e doenças é apenas um dos benefícios que a rotação de culturas nos proporciona
Um segundo beneficio bem interessante também, é a ciclagem de nutrientes. Algumas plantas de cobertura como o milheto e o nabo forrageiro podem chegar a mais de 2 metros de profundidade, trazendo nutrientes das camadas mais profundas para a superficie e tambem tendo um papel importante na descompactação e melhora na infiltração de agua no solo
Aqui exemplificando algumas especies de culturas de cobertura, e a quantidade de nutrientes que são deixados no solo após o seu cultivo. Isso sem contar a fixação biologia de nitrogênio de algumas espécies, como a crotalária, que é uma baita adubação verde.
A crotalaria juncea por exemplo, pode deixar até 200 kg de Nitrogenio por hectare em um ciclo. O que gera uma grande economia com fertilizantes nitrogenados no próximo ciclo.
Um terceiro beneficio que nós temos com o uso dessas plantas de cobertura, é com relação aos microorganismos e a microbiota desse solo. Além dessa massa verde da parte aerea, a biomassa das raizes é muito importante também pra fazer essa incorporação de materia orgânica em profundidade. Então nos temos a formação de palhada na superficie,e a incorporação de raizes na subsuperfície.
O trigo mourisco, que também é uma planta de cobertura, tem um papel muito interessante quanto a isso, porque ele aumenta os fungos micorrizicos no solo, que são associações de raizes com fungos que melhoram a capilaridade e a absorção de agua e nutriente das plantas.
São diversas opções de culturas de cobertura e adubação verde que nós temos no mercado, nesse vídeo eu mencionei algumas que eu considero as melhores e os seus beneficios.
Você pode trabalhar com elas de forma isolada, plantando uma de cada vez, ou então utiliza-las como um mix de produtos, plantando em consorcio.
Dessa forma os beneficios de cada uma delas podem ser combinados.
Caso você tenha interesse em trabalhar com qualquer uma dessas culturas de cobertura ou adubação verde, de forma isolada ou plantando em consorcio ou MIX, eu vou deixar 2 opções de sites de confiança aqui no link abaixo.
Bom eu espero ter te ajudado de alguma forma, peço por gentileza que deixe um like e se inscreva em nosso canal para nao perder as novidades.
Se tiver alguma sugestão ou dúvida, manda aqui nos comentários
Valeu, um abraço.